sábado, 22 de agosto de 2009

Voce acabou de descobrir que tem ceratocone. Voce esta preocupado. O medico nao deixou bem claro o que diabos e esta doenca. Voce entrou na velha e boa internet pra saber o que e isso.
E veio ao lugar certo!

Em primeiro lugar, calma, muita calma. O ceratocone costuma aterrorizar de inicio, afinal voce nem sabia que esta doenca existia e de uma hora pra outra voce e um portador. O ceratocone e uma, como eu posso dizer, uma doenca na cornea, que provoca tanto miopa quanto astigmatismo.
Mas como eu disse tenha calma. Apesar de parecer o fim do mundo ter essa doenca, ela nao e tao seria assim. O ceratocone nao cega. Ele pode ir piorando se nao for tratado, mas ele nao leva o paciente a cegueira. Alguns medicos dizem que ele pode regredir com o uso das lentes de contato rigidas, mas isso e um caso raro, pois geralmente a doenca apenas estabiliza.

Tratamento:

* Em primeiro lugar o medico deve prescrever um oculos, e tambem um colirio para que o paciente nao sinta vontade de cocar os olhos. Devo lembrar de que isso deve acontecer se o paciente tiver o ceratocone em fase inicial.

* Se o caso do paciente ja estiver em um estagio mais avancado, o medico recomendara que o paciente use lentes rigidas gas-permeaveis.
OBS: Para fazer suas lentes procure uma clinica oftalmologica. Jamais, em hipotese alguma procure uma otica ou uma loja de lentes de contato, porque geralmente nesses casos as oticas tentam fabricar a lente e acabam fazendo uma merda parecida com a lente. Isso pode prejudicar o paciente.

* Em ultima solucao esta o transplante de cornea. O transplante e pouco recomendado pelos medicos pois e uma cirurgia de risco e o tratamento com as lentes resolve muito bem o problema.
Mas se for necessario fazer o transplante, aqui esta o link para a fila do transplante pelo SUS:

Como eu disse no inicio, o ceratocone e uma doenca que pode ser estabilizada, ela requer muitos cuidados mas valem e pena. Lembre-se de que sua visao e mais importante do que voce imagina, e que muitas vezes nos so damos o valor que ela merece quando perdemos uma parte ou grande parte dela.


Em breve estarei postando novamente.

Renan Lacerda.